Cursos gratuitos Clube MIS!

Preparamos um presente especial para os membros do Clube MIS

O Clube MIS é o programa de associados do Museu da Imagem e do Som, focado em educação, visitação a museus, entretenimento cultural e oferta de produtos artísticos. Além das vantagens na programação do Museu, os parceiros oferecem diversas oportunidades para quem quer se dedicar às artes: cursos de nível universitário, escolas e plataformas educacionais, cursos livres e à distância. Outros museus participam do Clube MIS, e programação nas áreas de cinema, teatro, música e dança também permitem estreitar os laços culturais dos integrantes do Clube.

No mês de Dezembro, além de todos esses benefícios, os membros do Clube MIS terão direito a 2 cursos gratuitos! Conheça:

Quando a arte encontra o cinema

O curso será realizado nos dias 05 e 06 de dezembro, das 19h às 21h, gratuito. As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom).

Desde o nascimento do cinema, o encontro com as artes plásticas acontece das mais diversas formas. Inspiração para cenários, reconstrução absoluta de telas em cenas, presença de quadros famosos nas narrativas e até mesmo movimentos artísticos que se interseccionam. Nesse mergulho, é possível perceber o quanto a arte segue sendo uma fonte rica de aprimoramento e desafios para a estética da narrativa dos filmes.

Aula 1 | Introdução ao conceito de sétima arte e o que é o belo. Encontros expressivos das artes plásticas com o cinema (futurismo italiano, expressionismo alemão, surrealismo)

Aula 2 | Movimentos artísticos que inspiraram diretores e filmes (surrealismo, renascimento, romantismo, bauhaus, pop art, cubismo , afrofuturismo). Filmes de artistas.

Sobre a professora:
Paula Jacob é jornalista especializada em cinema e literatura, editora-chefe da revista Claudia e escritora. Pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura (PUC-SP) e bacharela em Jornalismo (ESPM-SP), ministra cursos e palestras sobre estética no cinema, literatura contemporânea e escrita desde 2019. Trabalhou nas redações da Harper’s Bazaar, Casa Vogue – onde também assinava a coluna A Arte do Cinema – e Glamour. A intersecção das artes é o que permeia sua atuação jornalística e acadêmica.

Narrativas míticas na animação contemporânea

O curso será realizado nos dias 07 e 08 de dezembro, das 19h às 21h, gratuito. As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom).

A arte contemporânea tem como uma de suas características promover imersões e questionamentos a partir de linguagens como o cinema, que tem evoluído não só em técnica visual, mas na maneira como suas narrativas são desenvolvidas. Pensando nisso, o curso traz o debate sobre três obras da Disney Pixar que utilizam a narrativa mítica para provocar no público questões essenciais da humanidade.

Utilizando os conceitos da “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell; dos arquétipos de Carl Jung; das regras da Pixar para contar histórias, o curso abordará os longas animados da Pixar: Wall-E (2008), Divertidamente (2015) e Soul (2020), que se conectam ao abordar as relações e emoções humanas, visando ampliar a identificação do público com as questões e temas propostos em seus filmes.

Os três filmes funcionam como um tratado atemporal do comportamento humano.

Aula 1 | A narrativa mítica, a jornada do herói, o jeito de contar histórias da Pixar / Wall-e (2008): A Arca da Humanidade

Aula 2 | Divertidamente (2015): a emoção que se conecta com o outro
Soul (2020) : Qual é o propósito e a missão da vida humana?

Sobre o professor: Diego Andrade é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará, em 2007. Atuou como repórter do jornal Diário do Pará e coordenou a redação online por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, quando conquistou o prêmio de 2º melhor reportagem web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Foi assessor de imprensa em agências de comunicação no Pará e em São Paulo. Atualmente é consultor, produtor de conteúdo freelancer e já ministrou mais de 15 cursos de escrita criativa no MIS-SP.

Conheça todos os benefícios