Exposição: Arte é bom!

A arte é importante para todos, especialmente para as crianças.

Um dos grandes desafios de hoje é que muitas vezes nos sentimos isolados, alheios dos problemas dos outros, da vizinhança e de questões globais. De fato, não nos sentimos parte de uma comunidade global, parte de um nós maior. Claro que ter acesso aos fatos, aos dados, é um caminho, mas ele pode nos sobrecarregar e ter um efeito reverso, nos desconectar e nos incapacitar para a ação. É aqui que a arte pode fazer a diferença. Ela não nos mostra o que fazer, mas o envolvimento com a arte pode nos conectar internamente e fazer com que nos sintamos parte ativa do mundo. E esse sentimento estimula o pensamento, o engajamento e até a ação.

A maioria de nós conhece a sensação de se emocionar com uma obra de arte, seja uma música, uma peça, um poema, um romance, uma pintura. O envolvimento com a arte não é simplesmente um evento solitário. As artes e a cultura representam uma das poucas áreas onde podemos nos reunir para compartilhar uma experiência, mesmo que vejamos o mundo de maneiras radicalmente diferentes. O importante não é que concordemos sobre a experiência que compartilhamos, mas que consideremos que vale a pena compartilhar uma experiência. Na arte e em outras formas de expressão cultural, o desacordo é aceito e aceito como um ingrediente essencial. A arte também nos expõe à incerteza, estimula a criatividade e nos impulsiona a buscar constantemente novas ideias.

Podemos concluir que ela é importante para o mundo e fundamental no desenvolvimento das crianças, pois:

– A arte gera amor pela aprendizagem e desenvolve a criatividade. Ensina a correr riscos, a aprender com os erros e a estar aberto a outras possibilidades.

– Desenvolve todo o cérebro; fortalece o foco e aumenta a atenção, desenvolve a coordenação mão-olho, requer prática e pensamento estratégico e envolve a interação com o mundo material por meio de diferentes ferramentas e meios de arte.

– Ensina a resolver problemas. Fazer arte ensina que há mais de uma solução para o mesmo problema. A arte desafia nossas crenças e incentiva o pensamento aberto que cria um ambiente de perguntas em vez de respostas.

– Desenvolve a Inteligência Emocional ao apoiar a expressão de sentimentos complexos que ajudam as crianças a se sentirem melhores consigo mesmas e as ajuda a entender os outros ao “ver” o que expressaram e criaram.

– Constrói a comunidade, pois atravessa estereótipos raciais, barreiras religiosas, níveis socioeconômicos e preconceitos. Ver a expressão criativa de outras culturas permite que todos estejamos mais conectados e menos isolados, criando um sentimento de pertencimento.

– Abre o coração e a mente para possibilidades e alimenta a imaginação. É um processo de aprender a criar e, assim, experimentar o mundo de novas maneiras. As artes apoiam a visão geral da vida: beleza, símbolos, espiritualidade, narrativa, solidariedade, engajamento.

– A Arte é eterna. A criatividade e a auto expressão sempre foram essenciais para a nossa humanidade. Nossas primeiras expressões criativas foram registradas em petróglifos, pinturas rupestres e esculturas antigas. Uma das primeiras coisas que as crianças fazem é desenhar, pintar e usar a imaginação para brincar.

Autor: Marcos Amazonas

Membros do Clube MIS possuem entrada gratuita na exposição Arte é bom!