Fotojornalismo: Felipe Dana

Você certamente já ouviu inúmeras vezes que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

De fato, isso é o que melhor define o fotojornalismo: o processo de contar histórias usando o meio da fotografia como seu principal dispositivo narrativo. Enquanto um jornalista usará caneta e papel para contar histórias, um fotojornalista usará sua câmera para capturar a representação visual de uma história.

Vamos lhe apresentar, um grande artista do fotojornalismo, o Felipe Dana. Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em agosto de 1985, ele começou sua carreira como assistente de fotógrafo aos 15 anos e depois se formou em fotografia, sempre trabalhando em missões comerciais e contribuindo para diversas novas agências. Em 2009, ingressou na Associated Press e decidiu dedicar-se exclusivamente ao fotojornalismo, com foco na agitação social em sua cidade natal em preparação para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Dana também documentou a violência urbana na América Latina, a epidemia de Zika, a crise migratória na Europa e África e conflitos no Oriente Médio, incluindo a ofensiva de Mossul no Iraque, a guerra contra o Estado Islâmico na Síria e o conflito israelo-palestino em Gaza.

Seu trabalho recebeu vários prêmios como World Press Photo, POYi – Pictures of the Year International e Latam, OPC – Overseas Press Club, NPPA, CHIPP – China International Photo Competition, Atlanta Photojournalism, entre outros.

Felipe também fez parte do time da AP finalista do Pulitzer em 2017, 2018, 2019 e 2021.

Nesta foto de 11 de julho de 2016, adolescentes mascarados posam para fotos segurando suas armas em uma favela no Rio de Janeiro, Brasil. (Foto AP/Felipe Dana)
Nesta foto de 7 de agosto de 2012, Natalia Gonzales, uma usuária de crack de 15 anos, posa para um retrato em uma área conhecida como “Cracolândia” na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, Brasil.
(Foto AP/Felipe Dana)
Uma mulher que foi evacuada do último território ocupado por militantes do Estado Islâmico segura seu bebê depois de ser rastreada pelas Forças Democráticas Sírias (SDF) apoiadas pelos EUA no deserto nos arredores de Baghouz, na Síria, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019. (AP Photo /Felipe Dana)

Conheça mais sobre o trabalho do artista em: felipedana.com.br