O Carnaval no Brasil e no mundo: onde tem festa e arte!

Por: Marcos Amazonas

Quando falamos em carnaval logo pensamos em Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, em todo o Brasil. Mas o carnaval também é comemorado em outros países. Aqui você conhecerá alguns países onde o carnaval é comemorado e ainda terá, à sua frente, obras de grandes artistas sobre esse tema.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, brinca-se o carnaval durante a celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), que ocorre em vários estados.

Originalmente fundada pelos franceses e colonizados, a cidade de Nova Orleans absorveu muitos elementos da cultura católica, inclusive o carnaval. Lá, bandas e desfiles de carros alegóricos de mais de 50 clubes se fantasiam e se juntam ao desfile. O mais famoso é o Bacchus (que possui carros alegóricos originais e enormes).

Alemanha

É na cidade de Bonn, que ocorre a festa mais tradicional, com desfiles organizados e pessoas fantasiadas

A Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca. Os carnavais na Alemanha são chamados de Karneval e são celebrados não apenas nas grandes cidades, mas também na Floresta Negra (uma cordilheira no maciço central da Alemanha em Baden-Württemberg, sudoeste da Alemanha) e nos Alpes.

Na cidade de Bonn, acontecem as festas mais tradicionais com desfiles organizados e pessoas fantasiadas. Mas, como no karneval o diabo fica solto, as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.

México

As festas de carnaval no México, como em nosso país, são muito diversas. Com música, fantasias e carros alegóricos, cada estado tem seus próprios rituais e características tradicionais. Vamos citar as de Mazatlán e Veracruz:

– A festa que acontece na cidade de Mazatlán, no coração do país, e inclui música, fantasias, carros alegóricos e danças típicas. É uma das maiores festas carnavalescas do mundo.

– A cidade de Veracruz é a cidade que mais comemora o dia. Dizem que é “a coisa mais feliz do mundo”. A festa começa com a” Quema del Mal Humor “, uma paródia da companhia de teatro que incendeia o mau humor.

Suíça

Ao contrário do Brasil, o carnaval suíço começa no dia 11 de novembro às 11h11. A data e a hora comemoram o nascimento de Hoppeditz, personagem que, segundo a tradição, surgiu de um pote de mostarda. Hoppeditz participará das festividades até a Quarta-Feira de Cinzas, quando será queimado e sepultado.

O carnaval é comemorado principalmente na cidade de Basel e começa na quarta-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas. À noite, os moradores saem com lanternas, flautas e tambores, e há música e dança típica. As celebrações variam de acordo com o estado, idioma e religião, mas contam com bandas com instrumentos de percussão e sopro. A folia começa mesmo na segunda-feira, antes da Quarta-Feira de Cinzas.

Itália

Entre os países que celebram o Carnaval, o mais famoso é, sem dúvida, a Itália. Veneza tem o carnaval mais tradicional da Europa. Os participantes a classificaram como uma celebração mágica e única. Ao contrário do Brasil, no entanto, as roupas tendem a ser mais elaboradas e

glamorosas. O Carnaval de Veneza é um dos carnavais mais clássicos do mundo. A celebração mais antiga data de 1094. Atualmente, bailes de máscaras e festas de máscaras estão sendo promovidos por toda a cidade.

O desfile mais famoso é, claro, o desfile de máscaras na Piazza San Marco. O costume surgiu na época em que a realeza usava máscaras para se misturar com o povo durante as festividades. Hoje as pessoas se reúnem na Piazza San Marco, vestidas com roupas luxuosas e usando as famosas máscaras venezianas que se tornaram uma das principais características do carnaval italiano.

Canadá

Na cidade de Quebec, o carnaval acontece durante os meses mais frios! Considerado o maior carnaval de inverno do mundo, reúne gente de todo o país e inclui shows e competições envolvendo neve e frio, como tomar banho de neve só de roupas de banho.

Durante o Carnaval são comuns shows, desfiles de rua, fogos de artifício, competições esportivas, feiras gastronômicas e concursos de esculturas em gelo, além de desfiles noturnos. O programa mais aguardado é o mergulho em grupo na neve vestindo apenas trajes de banho. Este é o verdadeiro carnaval de gelo e neve!

França

Na França, a festa acontece principalmente na cidade de Nice e reúne cerca de 1,2 milhão de participantes. Por duas semanas, carros alegóricos, músicos e personagens desfilam pelas ruas da cidade. Ainda assim, acontecem as famosas “Batalhas das Flores” nas quais os participantes jogam uma chuva de flores em cima dos foliões. Diz-se que o evento surgiu em 1294, inspirado na festa de Veneza.

Japão

Por conter a maioridade religiosa de budistas e xintoístas, o Carnaval não é algo tradicional no país, mas existe por influência brasileira, desde 1981, quando as escolas de sambas do Rio de Janeiro vencedoras foram convidadas a irem ao Japão. Por sua aproximação cultural com o Brasil, importou nossos desfiles de escolas de samba, marchas de ruas com carros alegóricos, ala das baianas, passistas, fantasias e até mesmo alguns sambas cantados em português. Times (escolas) competem com direito a passistas e instrumentistas tocando samba.

Eslôvenia

As celebrações neste país combinam tradições ocidentais e paganismo eslavo. Na festa o personagem mais famoso é Kurent, que segundo a tradição é um demônio que tira o inverno e traz a primavera. Centenas de pessoas se fantasiam de personagens e andam pela Cidade-Estado.