Quem ama música, ama Tiny Desk

Por: Marcos Amazonas

Se tem poucas barreiras e é aberto a receber várias influências, e ainda não conhece “Tiny Desk Concerts” (Pequena Mesa) terá o prazer de ouvir algumas performances deste programa que foi criado em 2.008.

Mas o que é “Tiny Desk”? É uma série de vídeos de concertos ao vivo organizados pela NPR Music (Rede de Pública de Rádios – National Public Radio) que são apresentados por Bob Boilen e gravados no seu próprio local de trabalho.

Mas como alguém pensou em produzir, gravar e colocar no ar um conjunto, ou um cantor e banda num escritório? A história conta que durante o “South by Southwest Music Festival” em 2008, Boilen e Stephen Thompson (um co-produtor da NPR Music) foram conferir Laura Gibson, uma cantora e compositora relativamente desconhecida do Oregon; – “Era esse bar horrível – o alto -falante apontando pela porta, as pessoas estavam assistindo jogos de basquete e torcendo. Laura tinha uma voz silenciosa, e mal conseguimos ouvi -la ”, diz Boilen.

Imagem: Logo NPR Tiny Desk concert

Então, Thompson disse brincando a Gibson que a cantora deveria se apresentar na mesa de Boilen. Um mês depois, Boilen providenciou para ela fazer exatamente isso, fazendo uma gravação improvisada e postando online.

A mesa fica no meio de um piso tranquilo, cercado por cubículos, pilhas de CDs e estagiários ao lado conversando durante uma pausa para um café. É o meio de um dia de trabalho, como sempre.

Então, um gongo toca e, em segundos, a mesa se torna um palco improvisado. A multidão se inclina, todos se aproximam, misturando gente descolada e formal. Há uma intimidade estranha nessa proximidade e com o que vai ocorrer; todo mundo sente isso. E é isso que torna a pequena série de concertos de mesa da NPR tão especial.

O conceito do show é simples: os atos musicais passam a fazer um show por trás da mesa do apresentador Bob Boilen. Eles variam de bandas de rock alternativo pouco conhecidas, a lendas (Yo-Yo Ma, Adele). Eles poderiam ser duplos acústicos tranquilos, artistas de hip-hop e até bandas brasileiras. Há apenas uma regra: todo o equipamento precisa se encaixar atrás da mesa. Sem sistema de PA, sem plataformas de efeitos elaboradas, sem eletrônicos sofisticados. Despojados de equipamentos comuns nos palcos, os artistas enfrentam a essência de sua arte.

Imagem: Paramore NPR Tiny Desk concert

Desde 2008, foram mais de 1.200 performances de músicos de várias nacionalidades e estilos. Mais uma curiosidade, o nome Tiny Desk foi apropriado da banda de dança psicodélica dos anos 70 de Boilen, chamada Tiny Desk Unit.

Agora, conheçam uma seleção de 10 concertos que escolhi para vocês. Aproveitem é assinem, é grátis, assim como nossa newsletter:

Anderson Paak & The Free Nationals

Dua Lipa

Durante a pandemia os shows eram feitos na casa dos artistas

Sting & Shaggy

Jorja Smith