Yayoi Kusama para Louis Vuitton

Por: Marcos Amazonas

Se você gosta de Yayoi Kusama ficará surpresa ao encontrá-la na loja da Louis Vuitton. De fato, ela está na vitrine pintando suas famosas manchas, fazendo movimentos e caretas super-realistas, assustando os que passam na frente da loja. Mas, na realidade não é ela, essa Kusama é um robô!

Esta é a segunda vez que a artista japonesa e o grupo de artigos de luxo colaboram, resultando em uma nova coleção com mais de 450 peças, incluindo bolsas, fragrâncias e tênis. Segundo o site da empresa é uma coleção inspirada por criatividade sem precedentes.

Para quem não está muito familiarizado com a artista, vamos apresentá-la: Yayoi Kusama é uma artista japonesa que cria a partir de pinturas, colagens, esculturas e instalações a partir de imagens simétricas e tridimensionais. Suas referências são o surrealismo, a pop art, o expressionismo abstrato e Art Brut (Arte Bruta, valorização da expressão criativa, pura, espontânea e emocional do artista), apresentando contextos minimalistas e psicodélicos.

Yayoi Kusama se mudou para Nova York aos 27 anos, onde iniciou um movimento vanguardista organizando exposições e manifestações artísticas com pintura corporal, desfiles de moda e intervenções urbanas envolvendo nudez e projeções, além de protestos contra a Guerra do Vietnã. Ganhou o mundo expondo seus trabalhos ao lado de artistas como Claes Oldenburg, Andy Warhol e Jasper Johns.

Yayoi Kusama – Narcissus Garden, 1966.

Entre 1980 e 1990 Kusama realizou exposições individuais pela Europa e nos Estados Unidos: Musee Municipal, Dole e Musee des Beaux-Arts de Calais, na França, e no Centro de Arte Contemporânea Internacional, em Nova York e o Museu de Arte Moderna de Oxford, Inglaterra. Kusama representou o Japão na Bienal de Veneza de 1993 e por dois anos consecutivos (1998 e 1999) seu trabalho percorreu o Japão e os Estados Unidos exibindo uma retrospectiva de seu trabalho.

Vista da instalação de “Infinity Mirror Room—Phalli’s Field,” 1965, no Floor Show, Castellane Gallery, Nova York, 1965. Foto: Yayoi Kusama.

Voltando ao início da matéria sobre a parceria entre Kasuma e Louis Vitton, o site da empresa a define como a combinação entre a criatividade de Yayoi Kasuma e o Savoir-Faire da Louis Vuitton. A nova coleção reinterpreta as peças icônicas da Maison, infundidas com os motivos característicos da artista. Celebrando arte, audácia e trabalho artesanal, os temas Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower de Kusama embelezam o universo da Louis Vuitton.

 A artista, agora com mais de 90 anos e internada voluntariamente em um hospital psiquiátrico, é atualmente objeto de uma grande retrospectiva em Hong Kong. “Eu pinto todos os dias”, disse ela em uma entrevista recente ao jornal de arte The Art Newspaper. Pretendo continuar criando um mundo que teme a vida, abraçando todas as mensagens de amor, paz e o universo.”

Foto: Divulgação/Yayoi Kusama Museum

Para conhecer mais sobre esta incrível trabalho acompanhe: