A arte da fotografia com Petra Collins

A canadense Petra Collins, de 29 anos, é uma artista multifacetada: diretora de fotografia, modelo e atriz, ficou conhecida no início dos anos 2010 pelos retratos vintages e cheios de luz que fazia da juventude feminina. Petra conta à Revista I-D que meninas paravam ela na rua para dizer “suas fotos mudaram a minha vida”. A fotógrafa comenta por que acha que esses episódios aconteciam: “Apenas pelo fato de eu ser uma jovem mulher criando imagens, de eu poder mostrar minha perspectiva através da fotografia quando tantas imagens que vemos e consumimos foram feitas de apenas um ângulo – velho, branco e masculino. É emocionante porque você chega a um ponto de exaustão em que pensa: ‘Não consigo mais ver minha história sendo contada por outra pessoa’. Ver essa mudança é refrescante e emocionante.”

Petra já trabalhou com marcas como Gucci, Adidas, Levi, Calvin Klein e revistas como Miss Vogue, Wonderland, ELLE, I-D Magazine. Também dirigiu videoclipes para artistas como Carly Rae Jepsen, Selena Gomez e Olivia Rodrigo.

Miley Cyrus Flora Fantasy Campaign por Petra Collins para Gucci

A artista sempre gostou de cinema e se interessou pela fotografia logo cedo, aos 15 anos já tirava seus primeiros retratos. Era uma maneira mais barata de trabalhar com imagens. Aos 17 anos criou o site/coletivo The Ardorous para ela e outras artistas mulheres divulgarem seus trabalhos e, através dessa plataforma, foi encontrada por Tavi Gevinson, escritora, atriz e fundadora da Revista Rookie, que chamou Collins para trabalhar com ela na VICE.

Tavi Gevinson por Petra Collins

Petra Collins já expôs em instituições como The Museum of Modern Art, The Tate Modern e Miami & Hong Kong Art Basel. Em 2017, ela foi nomeada na lista “30 Under 30” da Forbes, assim como nas 40 Creatives To Watch da Vogue e na Dazed 100. Lançou seu primeiro livro de arte, “Babe”, com a Random House em 2015, “Petra Collins: Coming of Age” em 2017 e produziu uma retrospectiva solo de seu trabalho com Rizzoli também em 2017.

Conheça mais sobre o trabalho de Petra em: petra-collins.com