Conheça Jiří Kylián, um dos mais extraordinários coreógrafos contemporâneos

Recebedor de inúmeros prêmios pelo conjunto da obra, Kylián criou mais de 100 obras de palco, embora nos últimos anos tenha se concentrado mais em cinema e fotografia.

A chegada de Kylián e a estreia de sua “Sinfonietta” em 1978 no Spoleto Festiva USA marcaram o início de uma nova era para o NDT. Ao longo de sua carreira Kylián criou 75 coreografias para NDT. A peça “Mémoires d’Oubliettes” marcou o fim de seu trabalho para a NDT em 2009. Durante seu mandato, que durou até 1999, Kylián estabeleceu o NDT II (para bailarinos mais jovens) e o NDT III (para bailarinos mais velhos) e incentivou as carreiras coreográficas de Jorma Elo, Alexander Ekman e Nacho Duato, além de criar obras icônicas como “Falling Anjos” e “Petite Mort”. Desde seu afastamento da companhia, seu foco criativo mudou para projetos de menor escala. Kylián criou várias outras peças para empresas de todo o mundo, como o Ballet de Stuttgart, a Ópera de Paris, o Munich Bayerisches Staatsballett e o Tokyo Ballet. Kylián recebeu muitos prêmios e homenagens internacionais de prestígio.

Em outubro de 1979, Kyliaán deu uma entrevista à prestigiada revista Dance Magazine, ele

disse: “O que eu realmente gosto são as coisas mais simples que você pode pensar, e eu gosto de juntá-las de uma maneira que elas criem algo diferente, algo talvez complicado, ou algo que cria outra dimensão, e quando você vê minha coreografia, você vê que ela é construída assim. Embora às vezes pareça complicado, você pode ver que são as coisas mais simples juntas. É a relação das coisas que é importante, e não as coisas em si – os movimentos, os passos, as elevações.”

A NDT destacou-se como a primeira companhia mundial a mostrar as três dimensões da vida de um bailarino. Após um extraordinário recorde de serviço Kylián entregou a liderança artística em 1999, mas permaneceu associado à companhia de dança como coreógrafo da casa até 2009.

Fonte: Nederlands Dance Theatre

Autor: Marcos Amazonas