Dicas da semana!

Toda semana, o Clube MIS indica as melhores programações culturais de São Paulo!

27/01: Mostra de filmes Paulo Autran 100 anos no MIS-SP

A cultura brasileira comemora, em 2022, o centenário de um dos artistas mais emblemáticos de sua dramaturgia: Paulo Autran, patrono do teatro brasileiro, que ganha exposição e mostra de cinema do MIS.

Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Paquet Autran passou a primeira infância em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, onde faz suas primeiras incursões no teatro. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em meados dos anos 1940, Paulo montou seu primeiro grupo teatral e enveredou de vez em sua paixão pelas artes cênicas. Após uma série de espetáculos em companhias diversas, seu desempenho chamou a atenção de Tônia Carrero, que o convidou para atuar na comédia “Um Deus dormiu lá em casa”. Em fins dos anos 1950, é convidado por Franco Zampari, empresário do Teatro Brasileiro de Comédia e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, para atuar em suas produções. Sua incursão na sétima arte começa em produções como “Apassionata”, de Fernando de Barros; “Veneno”, de Gianni Pons; e “Uma pulga na balança”, de Luciano Salce. A Mostra Paulo Autran 100 anos apresenta parte significativa da filmografia do ator ao longo de sete décadas.

17h | Appassionata
(dir. Fernando de Barros, Brasil, 1952, 94 min, 14 anos)
Uma famosa pianista é acusada da morte de seu marido. Após provar sua inocência, ela sai em viagem e conhece vários homens que se interessam por ela, como o diretor de um reformatório na praia e um pintor, com quem se casa, e que passa a duvidar de sua inocência.

19h | Fogo e paixão
(dir. Isay Weinfeld e Marcio Kogan, Brasil, 1988, 90 min, 14 anos)
O longa apresenta um grupo excêntrico de turistas que, a bordo de um ônibus de excursão, é guiado pelas ruas de uma metrópole sem grandes atrações turísticas. Durante o tour, todos são filmados pelo japonês Kaneko que de volta do passeio, mostra o vídeo para amigos japoneses.

Ingressos gratuitos – retirada do ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria.

Museu da Imagem e do Som MIS-SP Auditório térreo Avenida Europa, 158.

26/01 a 02/03 – Curso online | o que a dança tem a ver com outras artes? com Henrique Rochelle no MAM-SP

Combinando história, teoria e exercícios de crítica, o curso apresenta a dança a partir de outras linguagens artísticas. Usando exemplos de obras de dança agrupados pelas linguagens que os inspiram, serão trabalhados elementos de análise de espetáculo para o desenvolvimento de discussões e debates sobre os processos de criação e recepção da dança.

Ao longo das aulas serão apresentados materiais em vídeo de espetáculos de dança, que serão discutidos e analisados pelos participantes do curso. Entre os temas a serem abordados, estão: a ligação histórica entre música e dança, a linguagem dentro da dança, as sonoridades do corpo, o cenário e o figurino como elementos de visualidade, a participação do espectador na obra de arte, a lógica do vídeo como recurso coreográfico, os experimentalismos e a dança no espaço dos museus.

O curso é voltado a interessados em geral. Não é necessário conhecimento prévio de dança, nem de análise de espetáculos cênicos.

Inscreva-se!

Membros do Clube MIS possuem diversos benefícios no MAM-SP!

5/11/2022 a 9/4/2023: Xingu: Contatos no IMS Paulista

Com curadoria de Guilherme Freitas e Takumã Kuikuro, a mostra “Xingu: contatos” é focada na produção audiovisual indígena contemporânea e apresenta múltiplas narrativas em torno do território do Xingu, incluindo seis curtas-metragens dos artistas: Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema,  feitos especialmente para a exposição.

IMS Paulista Galerias 2 e 3 – 7º e 8º andar Avenida Paulista, 2424.

23/02: Baile do Brime – Febem + Fleezus + Cesrv na Casa Natura Musical

Brime! é, em primeira instância, um disco lançado em 2020 unindo o produtor Cesrv e os MC’s Febem e Fleezus. Brime é um neologismo que adiciona a sigla BR à palavra grime, estilo musical inglês – e pode ser definida basicamente pela inserção de um tempero nacional ao som UK. Brime virou a partir daí um novo gênero, que mescla referências brasileiras de rap e funk com os sons londrinos que formam o grime, como UK garage, o dubstep e o jungle.

Casa Natura Musical Rua Artur de Azevedo, 2134

Membros do Clube MIS possuem 40% de desconto na Casa Natura Musical!

20/01 a 12/03: Eu de Você no Teatro Sérgio Cardoso

Denise Fraga volta ao palco do Teatro Sérgio Cardoso para reestrear em SP o seu primeiro trabalho solo, Eu de você. Construído na sala de ensaio em 2019, num processo colaborativo entre o público, a atriz e uma equipe de criadores, a dramaturgia parte da delicada seleção de histórias reais costuradas com pérolas da literatura, da música e do audiovisual. Rompendo a fronteira entre palco e a plateia, fato e ficção, pedaços de vida embalados pela arte, que ampliam o Teatro para uma real experiência de empatia com reflexões a respeito do que nos mantém humanos num mundo cada vez mais inábil nas relações, nos afetos, na solidariedade.

Teatro Sérgio Cardoso Rua Rui Barbosa, 153

Membros do Clube MIS possuem 50% de desconto em ingressos ao apresentar a carteirinha na bilheteria do Teatro Sérgio Cardoso!